Caso de inspiração - Iporinchê
Favoritar
Depois de sair do emprego, Cássia Marinho se especializou para realizar o sonho de abrir seu próprio salão de beleza para cabelos crespos e cacheados. Em 2000, inaugurou o Iporinchê, uma mistura de três expressões africanas que, juntas, trazem a ideia de “lugar de fazer a cabeça”.
Ao longo de toda a sua trajetória, precisou enfrentar inúmeros desafios, se reinventar e inovar, além de se capacitar para gerir cada vez melhor o seu negócio. Apesar de se dedicar muito à empresa, faltava à Cássia mais conhecimento e habilidades de gestão. Ainda assim, a empresária desenvolveu sua própria linha de cosméticos em 2016, a Orinchê Cosméticos, e ampliou as possibilidades de atender por meio da comercialização de produtos, além da prestação de serviços do salão.
Em 2020, Cássia precisou enfrentar novos obstáculos devido à pandemia de Covid-19 e ao lockdown, que fez com que ela precisasse tomar decisões sobre seu espaço físico, demissão de equipe e adoção de estratégias de vendas por canais digitais.
Ela participou do Programa Especial Coronavírus e do Edital de Beleza & Estética, recebendo capacitação em diversas áreas. Além das consultorias, em 2021, Cássia participou do ALI (Agentes Locais de Inovação) e recebeu maiores orientações a respeito de produtividade, e da Lei Salão Parceiro, sendo orientada a se inscrever no edital de internacionalização do Sebrae.
A jornada da empresária mostra que a gestão é tão importante quanto a dedicação ao atendimento e à qualidade dos produtos e serviços, principalmente para crescer de forma estratégica. A dona do salão não para e está trabalhando para realizar os planos que tem para a empresa.
Leia a história do Iporinchê e veja a importância da gestão para tornar, com sucesso, seu propósito de vida a sua realidade.